sábado, 15 de outubro de 2016

15 DE OUTUBRO - HOMENAGEM A TODOS PROFESSORES EM SEU DIA

 

15 DE OUTUBRO - FELIZ DIA DO PROFESSOR!



Origem do Dia dos Professores


No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.
A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.


O valor de ser Educador

Ser transmissor de verdades,

De inverdades.

Ser cultivador de amor,

De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É…
Esse é o valor de ser educador.




Ser Professora
Ser professora é muito mais do que transmitir o conhecimento.
É aquela que ensina com dedicação e paciência, é aquela que quebra os nossos galhos, aquela que quando tudo está difícil abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir.
É agir com simplicidade, com companheirismo, está sempre disposta a te ajudar a qualquer hora, enfim todas essas características se resume em você, não é a toa que podemos afirmar que você não é nossa professora e sim uma grande amiga.
Parabéns pelo seu dia!  

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.
Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
Jean Piaget


Poema ao Professor
Acorda cedo, sai às pressas
para chegar na hora certa,
ele é o professor.
Na escola ele ensina:
Geografia, Português,
Matemática, História, Inglês
e espera o resultado
em ver todos aprovados.
Ele é o professor.
Dedica-se com amor
à profissão que abraçou,
pois desde cedo queria
ter um espaço na vida
e ser um grande professor.
Aqui fica o meu recado,
por tudo, muito obrigado,
pelo que foi ensinado
por você, meu professor



    Ao mestre, com carinho!
Mestre,
É aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria.
Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida.
Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade.
Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo.
Mestre é você, meu professor amigo que me compreende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura.
Eu serei sempre seu discípulo na escola da vida.
Obrigado, professor!

  Não se é professor por acaso

O que temos de mais sagrado em nossas vidas? Nossa família, nosso berço.
Infeliz daquele que dispensou, por motivos outros e fúteis, a alavanca e o alicerce que o regaço familiar nos oferece, sem nada cobrar, somente nos fornecendo bases sólidas para enfrentar o mundo. E esta, que é a maior e a mais importante célula da sociedade, somente contam com um profissional que tem a legitimidade e a dignidade suficientes para complementar e enriquecer a tarefa árdua de educar: o professor.
Dá pra imaginar o tamanho desta responsabilidade?
Este professor tem que se misturar à educação fornecida pelos pais e por toda a família de seu aluno, que possuem uma história de gerações passadas, com características individuais e diversas. Esta responsabilidade não é esforço a mais para ele porque ele exerce sua profissão com entrega total, e os pesos se tornam diminutos diante da vocação.
Saibamos todos, principalmente os professores iniciantes, que se o trabalho em qualquer área se tornar um fardo, urgirá a revisão de nossa vida, para que diretrizes sejam repensadas.
Muito mais isto é válido para um professor.
O professor, se não estiver encharcado da vontade de ensinar, de educar, de se doar, não conseguirá o respeito de seus alunos, de seus pares, muito menos de toda a sociedade.
Não se é professor por acaso!
Quando meio que corajosamente, este cronista lançou seus dois livros, além de seus familiares e alguns amigos mais profundos, quem mais se orgulhou deste fato? Seus ex-professores, todos que ficaram sabendo se revelaram recompensados e orgulhosos de um de seus alunos ter lançado dois livros.
Aí está a grande obra de um professor. Acolher seu aluno dentro de seu coração com total paixão, fazendo dele parte de sua própria existência. Isto é para poucos e bons! Se condoer com as desgraças alheias é fácil. A lágrima é gratuita.
Eu quero ver é rir e se alegrar com as conquistas alheias. Como já escrevi: a alegria é esterilizada, a dor contamina. No caso dos nossos mestres, a nossa vitória se transforma na alegria deles também, porque vocês, professores, nos amam de verdade. Aos professores que já exercem esta profissão há um médio tempo, é hora de se fazer um balanço das atitudes tomadas até agora. Há de se fazer dos acertos, missões, e dos erros, lições.
Triste é a nação que não privilegia o ensino. O grande exemplo são os EUA. A página negra do destrato com os professores está sendo virada. Então, você, professor que já lecionou por alguns anos, tenha certeza que sua luta valeu e valerá a pena.
A visão histórica jamais poderá ser esquecida por causa de motivos imediatistas, principalmente por um professor. É líquido e certo que as reivindicações, os protestos, as greves, não foram em vão e, sim, servirão para a grande arrancada que o Brasil sofrerá a partir da valorização da educação e do educador. Você, professor mais antigo, que já viveu dias melhores, é justo o desânimo, mas não o suficiente para derrubá-lo.
Apesar de tudo, eu tenho a certeza que Piaget e Freire sempre foram os seus guias. Mas talvez a maior homenagem que um professor possa receber esteja num fato corriqueiro que acontece no nosso dia a dia e que ilustra bem o significado desta profissão.
Quando queremos elogiar alguém de maneira superlativa, grandiosa, mesmo que esta pessoa não seja formada, como é que nós a chamamos: “ei mestre”, ou então, “ei professor!”
É o maior elogio que se faz a alguém.


Publicado pela Profª Carleide Cavalcante de Oliveira


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

30º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA E.N.E.P.M.C.M.




COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ENEPMCM

AMIGOS E AMIGAS DA ESCOLA!

PRIMEIRAMENTE QUERO DIZER QUE FIQUEI MUITO  LISONJEADA COM O CONVITE QUE RECEBI PARA PARTICIPAR DESSA FESTA, EU COMO UMA DE SUAS FUNDADORAS NÃO PODERIA DEIXAR  DE ESTAR NESSA NOITE TÃO PLENA, COM TODOS VOCÊS NA COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DE FUNDAÇÃO DESSA ESCOLA.
APROVEITANDO O ENSEJO, ESTOU TRAZENDO UM BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA NORMAL.

A ESCOLA NORMAL ESTADUAL PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA, SITUADA NA RUA CORONEL JOÃO LUIZ RIBEIRO DE MORAIS, 279, JAGUARIBE, JOÃO PESSOA/PB.
AO SER CRIADA EM 04 DE MARÇO DE 1986, ATRAVÉS DO DECRETO  11.261, ASSINADO PELO ENTÃO GOVERNADOR EM EXERCÍCIO, JOSÉ CARLOS DA SILVA JÚNIOR E PELO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DA ÉPOCA, PROFESSOR JOSÉ LOUREIRO LOPES, NO GOVERNO DO  DR. WILSON LEITE BRAGA, ONDE RECEBEU O NOME DE ESCOLA NORMAL ESTADUAL MINISTRO PEREIRA LIRA, EM HOMENAGEM AO MESTRE PARAIBANO E PROFESSOR PEREIRA LIRA NASCIDO NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA. 
A ESCOLA RECEBEU AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO EM 31 DE MAIO DE 1955, ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO  93/91, DA SECRETARIA DE  EDUCAÇÃO DO ESTADO.
A PRIMEIRA MUDANÇA DA DENOMINAÇÃO DA ESCOLA PARA "ESCOLA NORMAL ESTADUAL PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA" DEU-SE ATRAVÉS DO DECRETO   14.990, DE 10 DE DEZEMBRO DE 1992, COMO MERECIDA HOMENAGEM À SUA PRIMEIRA DIRETORA, FALECIDA A 07 DE SETEMBRO DE 1988.
ESTA ESCOLA DESDE SUA CRIAÇÃO AO LONGO DESSES TRINTA ( 30 ) ANOS DE FUNCIONAMENTO, SEMPRE TEVE UM QUADRO DE EXCELENTES PROFISSIONAIS ALTAMENTE CAPACITADOS.

A ESCOLA JÁ MUDOU SUA DENOMINAÇÃO POR (03) TRÊS VEZES ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO E ATUALMENTE LEVA O NOME DE ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA.
GRAÇAS A DEUS, DEPOIS DE UM LONGO E TENEBROSO INVERNO ESTAMOS TODOS AQUI JUNTOS E MISTURADOS, PARA TAMBÉM COMEMORARMOS A REINAUGURAÇÃO DA REFORMA DO PRÉDIO E A QUADRA POLIESPORTIVA DESSA TÃO QUERIDA E AMADA  ESCOLA. 
TODA A COMUNIDADE ESCOLAR ESTÁ FELIZ, POIS ATUALMENTE ESSA INSTITUIÇÃO DE ENSINO POSSUI:
(16) DEZESSEIS SALAS DE AULA BEM AMPLAS E AREJADAS, COM AR CONDICIONADO E MATERIAL DE PRIMEIRO MUNDO;
(01)  UMA SALA DA DIRETORIA;
(01)  UMA SALA DA SECRETARIA;
(01)  UMA SALA  DOS PROFESSORES;
(01)  UMA SALA DA COORDENAÇÃO;
(01) UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA BEM EQUIPADO;
(01) UM LABORATÓRIO DE BIOLOGIA;
(01) UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIA;
(01) UM LABORATÓRIO DE FÍSICA;
(01) UM LABORATÓRIO DE ROBÓTICA;
(01) UMA COZINHA;  
(01) UM REFEITÓRIO;
(01) UMA DISPENSA;
(08) OITO BANHEIROS: SENDO UM DELES INCLUSIVO;
(01) UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO;
DEPENDÊNCIAS COBERTAS E VIAS ADEQUADAS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA.
A ESCOLA OFERECE VÁRIOS CURSOS: MÉDIO, PROFISSIONALIZANTE E E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos).
E FINALMENTE NÃO PODERIA DEIXAR PASSAR EM BRANCO O QUE ACHEI DA BELEZA QUE FICOU O PRÉDIO COM ESSE COLORIDO TÃO LINDO DANDO UM MAIOR ENCANTAMENTO AOS NOSSOS OLHOS. NOTA MIL PRA QUEM TEVE ESSA IDEIA.
ESTÃO TODOS DE PARABÉNS!        

MUITO OBRIGADA!


                       ATUALMENTE O PRÉDIO ESTÁ ASSIM!

PARTE INTERNA DA ESCOLA

                             QUADRA POLIESPORTIVA


O REENCONTRO DOS AMIGOS
NA FESTA DOS 30 ANOS DE FUNDAÇÃO
DA ESCOLA NO DIA 07/10/2016
EU E OS COLEGAS DA ÉPOCA FOMOS CONVIDADOS PELA DIREÇÃO E PARTICIPAMOS ATIVAMENTE DAS FESTIVIDADES ALUSIVAS AO 30º ANO DE FUNDAÇÃO DA ESCOLA. 
PROFESSSORES CONVIDADOS PELA DIREÇÃO DA ESCOLA QUE ESTAVAM PRESENTES NA FESTA: APARECIDA CARNEIRO,  CARLEIDE CAVALCANTE, CATARINA RAMALHO, EDNA PAIVA, ESTELA, EUSTÁCIO LINS, EVA LIMA, GEÍSA, JOÃO MEDEIROS, JOSILDA PAIVA, LUZIA DANIEL, MANOEL BRASILEIRO, MARIA DA CONCEIÇÃO GONDIM, MARIA ZULEIDA AVELAR, MARTA LÚCIA AMARAL, OLGA NÓBREGA, SOLEMAR MENDES, SEVERINA DIAS, VALDELINE...  









                GESTORES E SEUS ADJUNTOS 
                        FIZERAM HISTÓRIA
                  E DEIXARAM SUA MARCA

QUADRO DE FOTOS DOS GESTORES COM OS RESPECTIVOS PERÍODOS EM QUE ADMINISTRARAM A ENEPMCM:

1ª DIRETORA: DE 1986 A 1988 
"A PIONEIRA" PROFª MARIA DO CARMO DE MIRANDA
3 ADJUNTOS: PROFESSORAS: ANA INALDA, SIMONE UCHÔA E VALDELINE OLIVEIRA;  

2ª DIRETORA: DE 1989 A 1990  
 PROFª EDNA MARTINS DE PAIVA,
2 ADJUNTOS: PROFESSORES:JOSILDA PAIVA E LUIZ PAIVA DA SILVA;

                                      
3ª DIRETORA: DE 1991 A 1993   
PROF.ª MARIA DO SOCORRO ROCHA VALLADÃO  
(In Memorian),
2 ADJUNTOS: PROFESSORES: CARLEIDE CAVALCANTE DE OLIVEIRA E MÁRIO SÉRGIO;

4ª DIRETORA: DE 1994 A 1995    
PROFª MÍRIA GRANGEIRO ESPÍNDOLA
2 ADJUNTOS: PROFESSORES: ALBANIRA E ADALBERTO;



 5ª DIRETORA: DE 1996 A 1997  
PROFª MARIA AIRAN CEZAR, 
2 ADJUNTOS: PROFESSORES: MARIA DA CONCEIÇÃO GONDIM E ADALBERTO;


                                                     
6ª DIRETORA: DE 1998 A 2003
PROFª MARIA DE FÁTIMA OURIQUES COSTA;
2 ADJUNTOS: PROFESSORES: LUIZ PAIVA DA SILVA
E SOLEMAR MENDES SENA;


7º DIRETOR: DE 2004 A 2005
PROF. MANOEL LOPES BRASILEIRO,
3 ADJUNTOS: PROFESSORES: GIZÊLDA, MARIA JOSÉ E MOISÉS: 

                                                   
 8ª DIRETORA: DE 2005 A 2010 
PROFª RENATA GARNIER RODRIGUES,
2 ADJUNTOS: PROFESSORAS: LECY WALDA E
MARIA ZILMA;
                                                          
9ª DIRETORA: DE 2011 A 2014
PROFª MARIA AIRAN CÉZAR,
1 ADJUNTO: PROFª ROSÉLIA DO EGITO;
                                                 
10ª DIRETORA: DE 2015 A 2017
PROFª ROSÉLIA DO EGITO SEIXAS, E O PROF. TEDJANES  DE ALMEIDA RIBEIRO COMO SEU ADJUNTO. EM NOVEMBRO DESSE ANO HAVERÁ ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR E VICE, MAS OS ATUAIS GESTORES CONTINUARÃO ATÉ O MÊS DE JUNHO DE 2017 FECHANDO SUA GESTÃO
 COM CHAVE DE OURO.

                                 BANNER COM  DIRETORES
                                E ADJUNTOS
                           



Publicado pela Profª Carleide Cavalcante de Oliveira

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

ANO 2016 - SANTA MADRE TERESA DE CALCUTÁ


Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica albanesa. Logo cedo descobriu sua vocação religiosa. Com dezoito anos entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto. Criou a Congregação Missionárias da Caridade. Dedicou toda sua vida aos pobres. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi Beatificada pela igreja católica em 2003 e canonizada em 2016.

Conhecida em vida como "a santa das sarjetas" e canonizada no dia 04 de setembro de 2016, Madre Teresa de Calcutá nasceu em 26 de agosto de 1910 em uma família albanesa em Skopje, capital da atual república da Macedônia – que na época pertencia à Albânia –, com o nome de batismo Gonxhe Agnes Bojaxhiu.
Ela entrou em 1928 para a ordem religiosa Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, que tem sede na Irlanda, e passou a usar o nome Teresa em homenagem a Santa Teresa de Lisieux.
Enviada a Calcutá, na Índia, foi professora durante muitos anos em uma escola para meninas de classe alta, antes de decidir servir a Deus através dos pobres. No início de 1948, se mudou para os bairros pobres de Calcutá, onde suas ex-alunas se tornaram, a seu lado, as primeiras Missionárias da Caridade.
Em 1952, ao observar uma mulher agonizante, abandonada na rua e com os pés atacados por ratos, ela sentiu uma profunda comoção e decidiu assumir uma nova tarefa: ajudar os mais pobres entre os pobres. Depois de procurar com insistência as autoridades da cidade, conseguiu a concessão de um antigo edifício para dar abrigo às pessoas que sofriam de tuberculose, desinteria e tétano, as quais nem os hospitais queriam atender.
Dezenas de milhares de necessitados passaram pelo lugar. Muitos encontraram uma morte digna, com respeito às suas próprias religiões, e outros se recuperaram graças aos cuidados das freiras. Pelo seu trabalho, ela foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979.
                      SANTA MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Milagres
A igreja abriu caminho no ano passado para a canonização da beata após declarar como milagre a recuperação do brasileiro Marcilio Haddad Andrino, que tinha múltiplos pontos de inflamação no cérebro.
Quando Andrino sofreu em 2008 os abscessos cerebrais, dos quais médicos disseram que ele não iria se recuperar, sua família rezou para Madre Teresa. Ele conta que seu estado de saúde piorou ao ponto de ter sofrido para conseguir andar ao altar durante seu casamento, em setembro de 2008. Em dezembro foi levado inconsciente para hospital.
O brasileiro estava com uma cirurgia cerebral marcada, mas acordou sem dores de cabeça pouco antes da operação e o médico afirmou que uma intervenção médica não seria mais necessária.


Madre Teresa é recebida pelo Papa João Paulo II, meses antes de sua morte, em 1997 - Arturo Mari / AP
Madre Teresa de Calcutá recebe o Prêmio Nobel da Paz, em outubro de 1979.

Em 2002, o Vaticano já havia reconhecido um primeiro milagre atribuído à intervenção da freira: a cura de uma mulher de 30 anos, Monika Besra, que sofria de um tumor abdominal. Ela se viu livre da doença depois que as irmãs da congregação a presentearam com uma "medalha milagrosa" da Virgem, que antes havia sido usada pela beata aos 87 anos.
Madre Teresa foi, então, beatificada por João Paulo II em 19 de outubro de 2003, em Roma, durante cerimônia que teve a presença de 300 mil fiéis.

Críticas
Mas nem todo mundo comemorou a transformação da beata em santa. Críticos questionam a comprovação dos milagres admitidos pela igreja e consideram que sua canonização é símbolo de mais um "triunfo da fé religiosa sobre a razão e a ciência".
O autor britânico Christopher Hitchens, que morreu em 2011, era um dos principais. Ele descreveu Madre Teresa como "uma fundamentalista religiosa, uma agente política, uma pregadora primitiva e uma cúmplice dos poderes seculares mundanos".
Em um livro famoso lançado em 1995, "A posição missionária: Madre Teresa em teoria e prática, Hitchens critica o que diz ser a "cultura de sofrimento" da freira e afirma que ela criou um imaginário de "buraco do inferno" da cidade que a acolheu, além de ter se tornado "amiga de ditadores". O autor também foi responsável por um documentário chamado "O anjo do inferno", em que explora os argumentos.
Em 2003, o físico de Calcutá Aroup Chatterjee publicou uma nova crítica, depois de ter feito pelo menos 100 entrevistas com pessoas envolvidas com a congregação criada por Madre Teresa. Ele descreveu o que disse ser uma "espantosa falta de higiene" nos centros de saúde administrados pelas Missionárias de Caridade e descreveu os locais em que o grupo cuidava de doentes como "confusos e mal organizados".



Legado
Madre Teresa de Calcutá morreu em 1997, aos 97 anos. Seu enterro em Calcutá, em 5 de setembro de 1997, foi um acontecimento nacional na Índia e milhões de pobres acompanharam seu corpo pelas ruas da cidade.
Ao canonizá-la, o papa Francisco afirmou que a figura da madre será a santa de "todos os voluntariados" e pediu que ela fosse considerada o "modelo de santidade".
"Sua missão nas periferias das cidades e nas periferias existenciais permanece até hoje como testemunho eloquente da proximidade de Deus aos mais pobres entre os pobres."
O pontífice lembrou ainda que a beata fez "sentir sua voz aos poderosos da terra para que reconhecessem suas culpas diante dos crimes da pobreza criado por eles mesmos". O Papa conheceu Teresa pessoalmente, por ocasião de um sínodo de bispos em 1994, em Roma.