terça-feira, 15 de outubro de 2013

FELIZ DIA DO PROFESSOR -15/10/2013


 UMA SINGELA HOMENAGEM A TODOS AQUELES QUE LUTAM BRAVAMENTE POR 
 UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Neste dia 15 de outubro, "Dia do Professor", desejo a todos os colegas do magistério que sejamos reconhecidos pelo nosso esforço e dedicação, pois muito contribuímos para que esta nação seja próspera. Somos responsáveis pela formação de todos os profissionais, mas não temos reconhecido os nossos direitos mais elementares. Faço votos que uma dia a nação brasileira acorde e perceba a nossa importância.
Abraços calorosos a todos os profissionais da educação pela passagem do seu dia.

Ser professor é...
Construir castelos.
Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
Mas castelos fortes, com bases firmes.
Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...
Às guerras e aos conflitos.

É ser capaz de enxergar longe.
Ver além do que se possa imaginar.
É sentir e esperar sempre...
Que tudo embora não seja perfeito.
Transforma-se em coisas belas,
Significantes e edificantes.

Ser professor é acalentar sonhos.
Realizar desejos, mostrar caminhos.
Partilhar alegrias...
Conviver com as tristezas.
Transformar planos em realidade.

É ver nas entrelinhas.
Buscar o que está lá no fundo guardado...
Trancado, acanhado e transformá-lo...
Em grandes conquistas e realizações.

O professor semeia e constrói um mundo...
De magia, beleza, sonhos e conhecimento.
 __________________________________________________
Você segurou minha mão quando eu precisei aprender meu nome.
Você esteve ao meu lado quando eu não marquei a opção correta.
Você levantou meus braços quando eu venci...
Você me ouviu quando eu perdi.
Você me ensinou que aprender é muito mais que apenas saber: é uma dádiva, que levamos pela vida toda.
Me ensinou que educação e sabedoria são conceitos diferentes, mas que andam de mãos dadas.
Me ensinou a respeitar. A ouvir.
Me ensinou a ser escritor, médico, advogado, engenheiro, publicitário, enfermeiro, motorista, artista, ator, gastrônomo, estilista, e tantos outros. A ser líder, ser amigo.
Me ensinou a escrever minhas primeiras cartinhas de amor, e as confissões mais secretas que eu guardei nos diários que passaram pela minha vida.

Me ensinou, acima de tudo, a ser professor.
Me mostrou que os sonhos estão ao alcance das nossas mãos, nas nossas palavras.

E por todas as vezes que você precisou esconder suas emoções para me receber com um sorriso e um abraço na sala de aula, por todas as vezes que passou horas acordado corrigindo minhas provas e trabalhos, ou quando esteve pensando na melhor maneira de me fazer aprender; quando esteve preocupado se seria bem recebido pela turma nova, ou em como ficaria quando a turma fosse embora...

Nós crescemos. Nós somos crianças, jovens, adultos, idosos.

Mas nós queremos dizer: POR TUDO, MUITO OBRIGADO!

Parabéns pelo seu dia, Professor.

"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. " (Paulo Freire)

*A todos os professores, mestres, doutores, instrutores, a homenagem da para esse dia tão especial. Aos pais e mães, que são os primeiros professores. Aos educadores em geral, que nos ensinam o muito que a vida pode ser e ter.

Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro...

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias"




















Trabalho realizado pela Profª CARLEIDE DE OLIVEIRA/2013