PLANEJAMENTO ESCOLAR DA E.E.E.F.M.P. PROFª MARIA DO CARMO DE MIRANDA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR É UMA TAREFA DOCENTE QUE INCLUI TANTO A PREVISÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS EM TERMOS DA SUA ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO EM FACE DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, QUANTO A SUA REVISÃO E ADEQUAÇÃO NO DECORRER DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O PLANEJAMENTO É UM MEIO PARA SE PROGRAMAR AS AÇÕES DOCENTES, MAS É TAMBÉM UM MOMENTO DE PESQUISA E REFLEXÃO INTIMAMENTE LIGADO À AVALIAÇÃO.
SE QUALQUER ATIVIDADE EXIGE PLANEJAMENTO, A EDUCAÇÃO NÃO FOGE DESSA EXIGÊNCIA. NA ÁREA DA EDUCAÇÃO TEMOS OS SEGUINTES TIPOS DE PLANEJAMENTO:
1. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: CONSISTE NA TOMADA DE DECISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO CONJUNTO DO DESENVOLVIMENTO GERAL DO PAÍS. A ELABORAÇÃO DESSE TIPO DE PLANEJAMENTO REQUER A PROPOSIÇÃO DE OBJETIVOS EM LONGO PRAZO QUE DEFINAM UMA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO. É O REALIZADO PELO GOVERNO FEDERAL, ATRAVÉS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DA LEGISLAÇÃO VIGENTE.
2. PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO: O PROBLEMA CENTRAL DO PLANEJAMENTO CURRICULAR É FORMULAR OBJETIVOS EDUCACIONAIS A PARTIR DAQUELES EXPRESSOS NOS GUIAS CURRICULARES OFICIAIS. NESSE SENTIDO, A ESCOLA NÃO DEVE SIMPLESMENTE EXECUTAR O QUE É PRESCRITO PELOS ÓRGÃOS OFICIAIS. EMBORA O CURRÍCULO SEJA MAIS OU MENOS DETERMINADO EM LINHAS GERAIS, CABE À ESCOLA INTERPRETAR E OPERACIONALIZAR ESTES CURRÍCULOS. A ESCOLA DEVE PROCURAR ADAPTÁ-LOS ÀS SITUAÇÕES CONCRETAS, SELECIONANDO AQUELAS EXPERIÊNCIAS QUE MAIS PODERÃO CONTRIBUIR PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DOS ALUNOS, DAS SUAS FAMÍLIAS E DA COMUNIDADE.
3. PLANEJAMENTO DE ENSINO: PODEMOS DIZER QUE O PLANEJAMENTO DE ENSINO É A ESPECIFICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO . CONSISTE EM TRADUZIR EM TERMOS MAIS CONCRETOS E OPERACIONAIS O QUE O PROFESSOR FARÁ NA SALA DE AULA, PARA CONDUZIR OS ALUNOS A ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS. UM PLANEJAMENTO DE ENSINO DEVERÁ PREVER:
1. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: CONSISTE NA TOMADA DE DECISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO CONJUNTO DO DESENVOLVIMENTO GERAL DO PAÍS. A ELABORAÇÃO DESSE TIPO DE PLANEJAMENTO REQUER A PROPOSIÇÃO DE OBJETIVOS EM LONGO PRAZO QUE DEFINAM UMA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO. É O REALIZADO PELO GOVERNO FEDERAL, ATRAVÉS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DA LEGISLAÇÃO VIGENTE.
2. PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO: O PROBLEMA CENTRAL DO PLANEJAMENTO CURRICULAR É FORMULAR OBJETIVOS EDUCACIONAIS A PARTIR DAQUELES EXPRESSOS NOS GUIAS CURRICULARES OFICIAIS. NESSE SENTIDO, A ESCOLA NÃO DEVE SIMPLESMENTE EXECUTAR O QUE É PRESCRITO PELOS ÓRGÃOS OFICIAIS. EMBORA O CURRÍCULO SEJA MAIS OU MENOS DETERMINADO EM LINHAS GERAIS, CABE À ESCOLA INTERPRETAR E OPERACIONALIZAR ESTES CURRÍCULOS. A ESCOLA DEVE PROCURAR ADAPTÁ-LOS ÀS SITUAÇÕES CONCRETAS, SELECIONANDO AQUELAS EXPERIÊNCIAS QUE MAIS PODERÃO CONTRIBUIR PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DOS ALUNOS, DAS SUAS FAMÍLIAS E DA COMUNIDADE.
3. PLANEJAMENTO DE ENSINO: PODEMOS DIZER QUE O PLANEJAMENTO DE ENSINO É A ESPECIFICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO . CONSISTE EM TRADUZIR EM TERMOS MAIS CONCRETOS E OPERACIONAIS O QUE O PROFESSOR FARÁ NA SALA DE AULA, PARA CONDUZIR OS ALUNOS A ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS. UM PLANEJAMENTO DE ENSINO DEVERÁ PREVER:
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTABELECIDOS A PARTIR DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS.
- CONHECIMENTOS A SEREM APRENDIDOS PELOS ALUNOS NO SENTIDO DETERMINADO PELOS OBJETIVOS.
- PROCEDIMENTOS E RECURSOS DE ENSINO QUE ESTIMULAM, ORIENTAM E PROMOVEM AS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM.
- PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO QUE POSSIBILITEM A VERIFICAÇÃO, A QUALIFICAÇÃO E A APRECIAÇÃO QUALITATIVA DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, CUMPRINDO PELO MENOS A FUNÇÃO PEDAGÓGICO-DIDÁTICA, DE DIAGNÓSTICO E DE CONTROLE NO PROCESSO EDUCACIONAL.
O TRABALHO DOCENTE É UMA ATIVIDADE CONSCIENTE E SISTEMÁTICA, EM CUJO CENTRO ESTÁ A APRENDIZAGEM OU O ESTUDO DOS ALUNOS SOB A DIREÇÃO DO PROFESSOR.
O NOSSO PLANEJAMENTO TEVE INÍCIO NO DIA 1º DE FEVEREIRO DE 2012, COM AS GESTORAS ADMINISTRATIVAS: PROFª MARIA AIRAN CEZAR E A PROFª ROSÉLIA MARIA DO EGITO,(Foto abaixo à esquerda), TENDO A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS PROFESSORES E TÉCNICOS. A DIRETORA MARIA AIRAN, INICIALMENTE DEU BOAS VINDAS AOS COLEGAS PROFESSORES(AS), FEZ UMA LEITURA DE UM TEXTO (Educar em Oração) DE GABRIEL CHALITA E DEPOIS DISTRIBUIU COM TODOS, UMA ESCARCELA CONTENDO: 01(UM) CADERNO DE 200 FOLHAS, 02(DOIS) LÁPIS TINTA, 01(UM) LÁPIS GRAFITE , 01(UMA) BORRACHA E TEXTOS REFLEXIVOS. REPASSOU TAMBÉM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO, COMO: NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS, CARGA HORÁRIA, NÚMERO DE SALAS DE AULA, TÉRMINO DA REFORMA DO PRÉDIO, ETC...
A PROFª MARIA ZILMA ANDREZZA DEU SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO NOS DOIS ÚLTIMOS DIAS(06 E 07/02) COM SUA EXPERIÊNCIA DE PROJETOS E DEMAIS EXPLICAÇÕES.
FORAM DIVIDIDOS GRUPOS DE TRABALHO E A CULMINÂNCIA FOI RADIANTE E MUITO PROVEITOSA.
PROFª AIRAN (Diretora) e PROFª ROSÉLIA (Vice-Diretora) à esquerda
PROFª CARLEIDE DE OLIVEIRA e PROFª Mª ZILMA (à direita)
MATERIAIS DISTRIBUÍDOS AOS PROFESSORES
A DIRETORA MARIA AIRAN FAZENDO SUAS EXPLANAÇÕES
O SEGUNDO DIA FICOU COM O NÚCLEO DE APOIO TÉCNICO PEDAGÓGICO (Coordenação Pedagógica), TENDO A FRENTE AS SUPERVISORAS: PROFª CARLEIDE CAVALCANTE DE OLIVEIRA E A PROFª FÁTIMA MARIA CANTALICE (Foto abaixo)
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"SONHOS DE VALSA" FORAM DISTRIBUÍDOS PELA EQUIPE TÉCNICA A TODOS OS COLEGAS PARTICIPANTES
A PROFª CARLEIDE DE OLIVEIRA FOI A RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO DOS TRABALHOS DO 2º DIA DE PLANEJAMENTO ESCOLAR, COMO:(Organização da Pauta de Reunião, Pesquisas, Digitação e Impressão de Textos,Documentário em Fotos , Dinâmica de Relaxamento e demais orientações para o ano letivo 2012 ).
A DIRETORA MARIA AIRAN (Foto maior)
PAUTA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR DIA: 02/02/2012
"SONHOS DE VALSA" FORAM DISTRIBUÍDOS PELA EQUIPE TÉCNICA A TODOS OS COLEGAS PARTICIPANTES
A PROFª CARLEIDE DE OLIVEIRA FOI A RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO DOS TRABALHOS DO 2º DIA DE PLANEJAMENTO ESCOLAR, COMO:(Organização da Pauta de Reunião, Pesquisas, Digitação e Impressão de Textos,Documentário em Fotos , Dinâmica de Relaxamento e demais orientações para o ano letivo 2012 ).
A DIRETORA MARIA AIRAN (Foto maior)
OS PROFESSORES COMPARTILHANDO COM O GRUPO, A EXPERIÊNCIA E O DESENHO NO MOMENTO DA CONCLUSÃO DA DINÂMICA "AUTO-RETRATO". FOI PEDIDO PARA CADA UM DOS PARTICIPANTES DESENHAR A SI PRÓPRIO.
O OBJETIVO DA DINÂMICA ERA CONFRONTAR-SE COM A AUTO- IMAGEM E PROPORCIONAR MAIOR CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO DELE MESMO.
VEJAM FOTOS DOS COLEGAS FAZENDO SUAS AVALIAÇÕES E MOSTRANDO A TODOS O DESENHO COM SUA AUTO-IMAGEM.
NÚCLEO
DE APOIO TÉCNICO PEDAGÓGICO
PAUTA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR DIA: 02/02/2012
1º Momento:
08h00min - Início dos trabalhos com a Oração do Pai Nosso, depois a entrega do
Material e a leitura do Tema Ação/Reflexão/Ação pela Equipe.
2º Momento: 08h30min
- Reflexão dialética do Texto: O TRABALHO DAS BORBOLETAS.
3º Momento:
9h00min - Intervalo
4º Momento:
09h30min - Dinâmica do relaxamento “AUTO-RETRATO” onde o objetivo é motivar e
elevar auto-estima.
5º Momento:
10h15min - Para ouvir e refletir: Música “O Caderno” com o Padre Fábio Melo.
TEMA:
AÇÃO
/ REFLEXÃO
/ AÇÃO
1. Elaboração
dos Trabalhos: Disponibilidade
de Horário
Individual, Divisão de Turmas
e Montagem
de Horário
dos Professores.
2. Materiais para serem entregues:
Calendário Escolar/Diurno/Noturno/2012;
Calendário de Reuniões
do Conselho
de Professores;
Calendário
Bimestral/Diurno/Noturno/2012;
Quadro
do Plano
de Curso;
Quadro
do Plano
de Ensino
Bimestral;
Matriz
Curricular
do Ensino
Médio/Normal e Secretariado; Orientações para o
Registro
dos Diários;
Letra
da Música
“O
Caderno” com o Padre
Fábio
de Melo
e o texto “Dominando
as Práticas
Pedagógicas”
de Elen
Campos
Caiado.
3. Apoio Técnico Pedagógico: Organização
de Horário
dos Professores
(Manhã/Tarde/Noite); Freqüência Mensal (Aulas e E.P.A.); Acompanhamento dos
Diários
de Classe; Revisão dos Diários de Classe e etc.;
4.
Reflexão dialética
do Texto: O Trabalho da Borboleta
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo, um homem sentou e
observou a borboleta por várias horas, como ela se esforçava para fazer com que
seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então, pareceu que ela parou de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir além. O homem decidiu ajudar a borboleta. Pegou uma tesoura e cortou
o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, era pequeno e suas asas, amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta, pois ele esperava que a qualquer
momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o
corpo. Nada aconteceu!
Na verdade, a borboleta passou o resto da vida rastejando com o corpo
murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de VOAR!
***ALGUMAS VEZES, O ESFORÇO É JUSTAMENTE O QUE PRECISAMOS EM NOSSA VIDA. SE DEUS NOS PERMITISSE VIVER SEM PASSAR POR QUAISQUER OBSTÁCULOS, FICARÍAMOS "ALEJADOS" E NUNCA PODERÍAMOS VOAR!***
5. Dinâmica de
relaxamento “AUTO
– RETRATO” Motivar e elevar a auto-estima dos
nossos colegas educadores.
6. PARA OUVIR E REFLETIR Música “O Caderno” com o Padre Fábio de Melo
Sou eu que vou
seguir você
Do primeiro rabisco
Até o bê-á-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
E acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)
Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno
Eu me recordo do meu
Com
ele eu aprendi muita coisa
Foi nele que descobri que a experiência dos erros,
Ela é tão importante quanto à experiência dos acertos
Por que vistos de um jeito certo, os erros, eles nos preparam para nossas
vitórias e conquistas futuras.
Por que não há aprendizado na vida que não passe pela experiência dos erros
Caderno é uma metáfora da vida, quando erros cometidos eram demais eu me
recordo que nossa professora nos sugeria que a gente virasse a página
Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços
Ao virar a página, os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir
deles a gente seguia um pouco mais crescido.
O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos
Erros podem ser fontes de virtudes
Na vida é a mesma coisa
O erro tem que está a serviço do aprendizado
Nenhum tem que ser fonte de culpas, de vergonhas.
Nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande sem que seja capaz de
reconhecer os erros que cometeu na vida
Uma coisa é a gente se arrepender do que fez
Outra coisa é a gente se sentir culpado
Culpas nos paralisam, arrependimentos não.
Eles nos lançam pra frente, nos ajuda a corrigir os erros cometidos.
Tê-los a semelhante a um caderno
Eles nos permite os erros pra que a gente aprenda pra fazer do jeito certo
Você tem errado muito? Não importa, aceite de Deus esta nova página de vida que
tem nome de hoje
Recorde-se das lições do seu primeiro caderno
Quando os erros são demais vire a página
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)
Dominando
as Práticas Pedagógicas
No campo
da educação é comum se deparar com colegas de profissão que se queixam da
dificuldade que apresentam em dominar as modernas práticas pedagógicas.
Para que o profissional encontre caminhos que facilite transferir o discurso
pedagógico da teoria para a prática são necessárias diversas atitudes a serem
observadas, bem como inseri-las na prática educacional.
Considerando a real importância em aplicar com clareza o conhecimento que
possui, bem como propiciar o sucesso profissional e o desempenho significativo
dos alunos, orienta-se estar atento a determinadas questões como:
• Plano
de Trabalho: Observação e compreensão
É fundamental que o professor esteja atento, conhecer bem a turma para elaborar
um plano de trabalho que deve ser voltado para o que fazer e como fazer;
• Avaliação:
A avaliação é uma das principais formas de verificar o caminho que o aluno está
seguindo, podendo descobrir suas reais dificuldades e necessidades, podendo
interferir quando preciso e precocemente.
• Contextualização:
Além de relacionar certo assunto com o cotidiano dos alunos, fazer uma relação
de conceitos e conteúdos com as disciplinas.
• Interesse do aluno x Conhecimento Próprio;
Instigar o aluno a adquirir o conhecimento prévio é uma atitude que compete ao
professor.
•Trabalho
Interdisciplinar:
A união das matérias propicia o conhecimento amplo do aluno, visto que um
assunto passa a ser discutido e relacionado com diferentes disciplinas.
• Seqüência didática:
Trata-se de uma série de aulas ministradas que não apresenta um produto
final obrigatório e que leva os alunos ao desafio e aprendizado.
• Temas Transversais:
Não são disciplinas, mas sim temas que são abordados constantemente nas
disciplinas.
• Tempo Didático:
Deixar claro os objetivos, estabelecendo o que quer ensinar; a forma como cada
aluno aprende; a maneira que irá acompanhar o trabalho desenvolvido pelos
alunos.
• Inclusão:
Preparar-se para receber o aluno com deficiência, bem como buscar os
conhecimentos que esse apresenta e a possibilidade que ele tem de evoluir em
relação aos demais conteúdos propostos.
Ressalta-se que o professor que realmente tem amor pela profissão e consciência
do importante papel representado na sociedade, percebe a necessidade de ser
capacitado e busca se aperfeiçoar com a finalidade de poder oferecer uma
educação de qualidade para seus alunos.
Por Elen
Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Equipe
da Coordenação
Pedagógica - 02/02/2012
Supervisão
Escolar: Carleide
Cavalcante
de Oliveira e Fátima
Maria
Cantalice Orientação Educacional: Simone
Maria
Uchoa
Trabalho realizado pela Profª Carleide Cavalcante de Oliveira.
Trabalho realizado pela Profª Carleide Cavalcante de Oliveira.