terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PRESÉPIO DE NATAL



Significado do Présepio de Natal

O Presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o Presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

Origem do Presépio de Natal

De acordo com fontes históricas, o primeiro Presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o Presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o Presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o Presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Tradição da montagem do Presépio

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os Presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Existem Presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também Presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

                                            O NASCIMENTO DO MENINO JESUS

Peças do presépio (personagens representados)
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)



Trabalho elaborado pela Profª Carleide de Oliveira/2013

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FESTIVIDADES DE FIM DE ANO/2013



Todo final de ano é um momento ideal para reflexão, para fazermos um balanço de tudo que vivemos nestes 12 meses o que aprendemos o que conquistamos e principalmente começamos a fazer os planos para o Ano Novo que está chegando.  



                                                 BEATRIZ - NETA DE MINHA IRMÃ




                                         JOELMA KELLY - MINHA SOBRINHA






Este é um momento único de fé e esperança, de fraternidade, de união com amigos e familiares para que todos juntos possamos comemorar o nascimento do Menino Jesus que nos deu um dos maiores presentes, a salvação, a palavra, a verdade.

"Entender o verdadeiro significado do natal é vivenciar o nascimento do salvador todos os dias de nossa vida."                 (Luis Alves)

"Que é o Natal? É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero de do que cada taça se encha com bênçãos ricas e eternas, e de que cada caminho nos leve à paz." (Agnes M. Pharo)




"O que é o Natal? É o resumo do espírito da doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente para trazer paz, entendimento e benevolência para os homens. Natal não é fim de ano, é recomeço, é nascimento, é a esperança de que um novo ano que se aproxima, é o desejo de ter conosco todas essas pessoas queridas fazendo parte de nossa vida. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!"




"Dia 25 de dezembro é o aniversário de Jesus, um pequeno menino que nasceu para trazer muita luz. Desde que chegou a terra os homens já o perseguiam, mas 3 reis magos o encontraram após seguir a estrela guia. Com mirra, ouro e incenso o presentearam, pois já sabiam que o filho de Deus foi mandado para salvar os homens que pecaram. Nesta data tão importante eu peço ao menino Jesus que traga suas bênçãos sobre nós e ilumine nossos caminhos com a sua luz." (Luis Alves)



Trabalho elaborado pela Profª Carleide de Oliveira/2013