terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PRESÉPIO DE NATAL



Significado do Présepio de Natal

O Presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o Presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

Origem do Presépio de Natal

De acordo com fontes históricas, o primeiro Presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o Presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o Presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o Presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Tradição da montagem do Presépio

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os Presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Existem Presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também Presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

                                            O NASCIMENTO DO MENINO JESUS

Peças do presépio (personagens representados)
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)



Trabalho elaborado pela Profª Carleide de Oliveira/2013

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FESTIVIDADES DE FIM DE ANO/2013



Todo final de ano é um momento ideal para reflexão, para fazermos um balanço de tudo que vivemos nestes 12 meses o que aprendemos o que conquistamos e principalmente começamos a fazer os planos para o Ano Novo que está chegando.  



                                                 BEATRIZ - NETA DE MINHA IRMÃ




                                         JOELMA KELLY - MINHA SOBRINHA






Este é um momento único de fé e esperança, de fraternidade, de união com amigos e familiares para que todos juntos possamos comemorar o nascimento do Menino Jesus que nos deu um dos maiores presentes, a salvação, a palavra, a verdade.

"Entender o verdadeiro significado do natal é vivenciar o nascimento do salvador todos os dias de nossa vida."                 (Luis Alves)

"Que é o Natal? É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero de do que cada taça se encha com bênçãos ricas e eternas, e de que cada caminho nos leve à paz." (Agnes M. Pharo)




"O que é o Natal? É o resumo do espírito da doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente para trazer paz, entendimento e benevolência para os homens. Natal não é fim de ano, é recomeço, é nascimento, é a esperança de que um novo ano que se aproxima, é o desejo de ter conosco todas essas pessoas queridas fazendo parte de nossa vida. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!"




"Dia 25 de dezembro é o aniversário de Jesus, um pequeno menino que nasceu para trazer muita luz. Desde que chegou a terra os homens já o perseguiam, mas 3 reis magos o encontraram após seguir a estrela guia. Com mirra, ouro e incenso o presentearam, pois já sabiam que o filho de Deus foi mandado para salvar os homens que pecaram. Nesta data tão importante eu peço ao menino Jesus que traga suas bênçãos sobre nós e ilumine nossos caminhos com a sua luz." (Luis Alves)



Trabalho elaborado pela Profª Carleide de Oliveira/2013

terça-feira, 15 de outubro de 2013

FELIZ DIA DO PROFESSOR -15/10/2013


 UMA SINGELA HOMENAGEM A TODOS AQUELES QUE LUTAM BRAVAMENTE POR 
 UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Neste dia 15 de outubro, "Dia do Professor", desejo a todos os colegas do magistério que sejamos reconhecidos pelo nosso esforço e dedicação, pois muito contribuímos para que esta nação seja próspera. Somos responsáveis pela formação de todos os profissionais, mas não temos reconhecido os nossos direitos mais elementares. Faço votos que uma dia a nação brasileira acorde e perceba a nossa importância.
Abraços calorosos a todos os profissionais da educação pela passagem do seu dia.

Ser professor é...
Construir castelos.
Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
Mas castelos fortes, com bases firmes.
Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...
Às guerras e aos conflitos.

É ser capaz de enxergar longe.
Ver além do que se possa imaginar.
É sentir e esperar sempre...
Que tudo embora não seja perfeito.
Transforma-se em coisas belas,
Significantes e edificantes.

Ser professor é acalentar sonhos.
Realizar desejos, mostrar caminhos.
Partilhar alegrias...
Conviver com as tristezas.
Transformar planos em realidade.

É ver nas entrelinhas.
Buscar o que está lá no fundo guardado...
Trancado, acanhado e transformá-lo...
Em grandes conquistas e realizações.

O professor semeia e constrói um mundo...
De magia, beleza, sonhos e conhecimento.
 __________________________________________________
Você segurou minha mão quando eu precisei aprender meu nome.
Você esteve ao meu lado quando eu não marquei a opção correta.
Você levantou meus braços quando eu venci...
Você me ouviu quando eu perdi.
Você me ensinou que aprender é muito mais que apenas saber: é uma dádiva, que levamos pela vida toda.
Me ensinou que educação e sabedoria são conceitos diferentes, mas que andam de mãos dadas.
Me ensinou a respeitar. A ouvir.
Me ensinou a ser escritor, médico, advogado, engenheiro, publicitário, enfermeiro, motorista, artista, ator, gastrônomo, estilista, e tantos outros. A ser líder, ser amigo.
Me ensinou a escrever minhas primeiras cartinhas de amor, e as confissões mais secretas que eu guardei nos diários que passaram pela minha vida.

Me ensinou, acima de tudo, a ser professor.
Me mostrou que os sonhos estão ao alcance das nossas mãos, nas nossas palavras.

E por todas as vezes que você precisou esconder suas emoções para me receber com um sorriso e um abraço na sala de aula, por todas as vezes que passou horas acordado corrigindo minhas provas e trabalhos, ou quando esteve pensando na melhor maneira de me fazer aprender; quando esteve preocupado se seria bem recebido pela turma nova, ou em como ficaria quando a turma fosse embora...

Nós crescemos. Nós somos crianças, jovens, adultos, idosos.

Mas nós queremos dizer: POR TUDO, MUITO OBRIGADO!

Parabéns pelo seu dia, Professor.

"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. " (Paulo Freire)

*A todos os professores, mestres, doutores, instrutores, a homenagem da para esse dia tão especial. Aos pais e mães, que são os primeiros professores. Aos educadores em geral, que nos ensinam o muito que a vida pode ser e ter.

Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro...

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias"




















Trabalho realizado pela Profª CARLEIDE DE OLIVEIRA/2013

domingo, 6 de outubro de 2013

Visita à Cidade de Sousa/PB- 04/10/2013

AULA PASSEIO COM UM GRUPO DE PROFESSORES E ALUNOS DA  E.N.E.  PROF.ª MARIA DO CARMO DE MIRANDA EM SOUSA/PB





AS PROFESSORAS: MARIA ZILMA ANDREZZA, RENATA GARNIER E ÍSTRIA MARIA
                                       A PROFESSORA ZILMA FAZENDO AS APRESENTAÇÕES:                                            ÍSTRIA, RENATA E CARLEIDE 

 TURMA DE PROFESSORES E ALUNOS DE JOÃO PESSOA DA E.N.E. PROF.ª M.ª DO CARMO DE MIRANDA - SENDO RECEPCIONADOS PELA DIRETORA DA E.N.E. JOSÉ DE PAIVA GADELHA -  PROF.ª ANA CÉLIA -  SOUSA/PB

ALUNOS ARTISTAS - E.N.E. JOSÉ DE PAIVA GADELHA- SOUSA/PB

 PROFESSORES DA E.N.E. JOSÉ DE PAIVA GADELHA NOS RECEPCIONANDO EM NOSSA CHEGADA




                                       JANTAR OFERECIDO PELA DIREÇÃO DA ESCOLA
                                                    FILA DO PESSOAL PARA JANTAR


































                                        PROF.ª CARLEIDE CAVALCANTE DE OLIVEIRA
                                 
                                           PROF.ª RENATA GARNIER RODRIGUES
                   
               A DIRETORA DA E.N.E. JOSÉ DE PAIVA GADELHA - PROF.ª ANA CÉLIA                                                                              
                                   
                                                       PROFESSORA ÍSTRIA MARIA                  
                                                       
                                                            PROF.ª OLGA NÓBREGA


                                                      PROF.ª CARLEIDE C. DE OLIVEIRA


                                    ALUNAS DA E.N.E.P.M.C.M./JOÃO PESSOA/PB


                                                  PROF.ª ÍSTRIA E EUDECIRA




             PROF.ª Mª ZILMA ANDREZZA -COORDENADORA GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO





















                                           CAFÉ DA MANHÃ OFERECIDO PELA ESCOLA




                                 BIBLIOTECA DA E.N.E. JOSÉ DE PAIVA GADELHA




                                                     
                                                    LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS









                                                     CENTRO DE TREINAMENTO















ENTRADA DO VALE DOS DINOSSAUROS

                                             VISITA AO VALE DOS DINOSSAUROS  
                     







                                                        RÉPLICA DE DINOSSAURO


                                              AS PEGADAS DOS DINOSSAUROS

Dia: 04/10/2013 - Cidade de Sousa/PB - Visitando o Vale dos Dinossauros, vimos as pegadas dos Dinossauros. Conhecemos um estudioso da matéria chamado Robson Araújo Marques "O Velho do Rio", ele é o guardião desse patrimônio paleontológico há mais de 30 anos, é também poeta, contista e cronista . Ele falou um pouco sobre a existência dos DINOSSAUROS há milhões de anos atrás em nossa terra. Foi na sua luta diária, no leito do RIO DO PEIXE, na preservação e divulgação dos rastros de dinossauros que o Sr. Robson ganhou a alcunha de "Velho do Rio" Apelido que ele adotou como pseudônimo em seus escritos literários.






                                                    A SECA  DO LUGAR


                                                                   A PASSARELA




                                      A SECA É GRANDE NESSE SERTÃO TÃO SOFRIDO











                         APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS E ENCERRAMENTO





























Apresentação dos trabalhos escolares organizados pelas professoras: MARIA ZILMA, RENATA GARNIER E ÍSTRIA MARIA juntamente com seus alunos.
Também houve uma troca de experiências entre as duas escolas. Tudo foi maravilhoso!!! Todos nós estamos de PARABÉNS!!! A Profª Zilma Andrezza encerrou os trabalhos se despedindo e agradecendo a acolhida em nome do todos nós professores, alunos e funcionários da E.N.E. PROFª MARIA DO CARMO DE MIRANDA.





















NO ENCERRAMENTO FOI OFERECIDO ALGODÃO DOCE, BRIGADEIRO E CREPE SUÍÇO PARA TODOS






 ALGODÃO DOCE TROUXE MUITAS RECORDAÇÕES DE MINHA INFÂNCIA


      Trabalho realizado por Carleide Cavalcante de Oliveira/2013